Aparelhos Autoligados
Você já parou pra pensar em como aqueles bráquetes e os fios que ficam nele amarrados são capazes de movimentar seus dentes?
Vou te explicar como estas "pecinhas" conseguem mudar o seu sorriso!
A principal função dos aparelhos ortodônticos é de movimentar os dentes que estão mal posicionados, fazendo com que eles fiquem totalmente alinhados, dando um aspecto estético muito mais agradável, além de melhorar a mastigação.
E, para que esta movimentação aconteça, é necessário aplicar uma força mecânica sobre os dentes, ou seja, uma "pressão". Para que isto seja possível, são coladas algumas peças nos dentes - os BRAQUETES. Eles tem a função de segurar o FIO ORTODÔNTICO. São estes fios que provocam esta pressão nos dentes e fazem eles se movimentarem.
Até pouco tempo atrás, os fios usados eram os de aço inox, e eram amarrados aos braquetes através das famosas BORRACHINHAS, que fez muito sucesso, por serem coloridas.
Provavelmente você conhece alguém que já usou aparelho, ou as vezes até você mesmo já usou. E qual a principal lembrança que estas pessoas tem do aparelho? Quase sempre a resposta é: DOR, principalmente quando ia fazer a "manutenção" do aparelho, que na maioria das vezes era feita uma vez por mês... Ou então: MEU TRATAMENTO DEMOROU ANOS!
Mas isto já é coisa do passado!
A ortodontia evoluiu de tal maneira que, hoje em dia, os tratamentos são muito mais RÁPIDOS e MENOS DOLORIDOS.
Mas como isto é possível? Vamos explicar:
Na ortodontia moderna, os fios de aço inox quase já não são mais usados. Quando necessário, eles são usados na fase final do tratamento, para algumas correções mais finas. Os fios ortodônticos utilizados atualmente são os fios TERMOATIVADOS. Estes fios são fabricados com uma liga metálica especial, desenvolvida pela NASA. Esta liga possui a capacidade de se movimentar de acordo com a temperatura de sua boca.
Outra grande mudança é que já não são mais necessárias as borrachinhas. Tudo bem que muita gente até gostava de mudar a cor do aparelho, mas vamos explicar porque elas não são mais necessárias e as vantagens de não usá-las mais.
As única função das borrachinhas é de manter o fio dentro do braquete, para que ele possa fazer a força no dente e assim ele se movimentar. Mas ela possui 2 grande problemas:
1° - acumula muita sujeira:
Só quem usa ou já usou aparelho sabe o quanto é complicado limpá-lo e como elas ficam "encardidas" com o passar do tempo;
2° - exerce uma força excessiva no dente.
É por causa desta força excessiva que o aparelho DÓI! Hoje, já sabemos que esta força excessiva, além de causar dor, faz com que os dentes se movimentem mais lentamente.
Os aparelhos que utilizamos hoje em dia são os APARELHOS AUTOLIGADOS. Estes aparelhos possuem um dispositivo - uma "tampa" - que abre e fecha, eliminando assim a necessidade da borrachinha. Esta "tampa" permite que o fio termoativado fique preso ao dente, mas sem fazer uma pressão excessiva.
Então, quando unimos o poder destes fios termoativados com a baixa pressão exercida pelos braquetes autoligados, os resultados são:
1° TRATAMENTOS MAIS RÁPIDOS
2° TRATAMENTOS MENOS DOLORIDOS
Portanto, caso você precise usar aparelho, escolha sempre pelos aparelhos autoligados! E, pra quem não quer ficar com o sorriso metálico, existe a opção dos APARELHOS AUTOLIGADOS ESTÉTICOS.